quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

trimalchão, o polido anfitrião de petrônio, em satiricon:

"– Amigos, perdoai-me; há já vários dias que tenho o corpo desarranjado, e nem mesmo os médicos sabem o que seja. Contudo, fez-me bem uma infusão de casca de romã e de pinheiro no vinagre. Espero que o meu ventre tome juízo; e se assim não for, tereis que ouvir alguns rumores, semelhantes ao mujido de um touro. Aliás, se qualquer de vós tiver necessidade de fazer o mesmo, não deve de nenhum modo envergonhar-se. Somos todos de carne e osso, e creio que nada causa tanto sofrimento neste mundo como ter a gente de conter-se. Estarás rindo, Fortunata, tu que durante a noite me interrompes continuamente o sono!

Tenho o costume, aqui no triclínio, de deixar todos em completa liberdade: os próprios médicos dizem que faz mal a gente conter-se. E se sentirdes alguma necessidade mais imperiosa, lá fora está tudo pronto: a água, cadeiras furadas e tudo o mais. Acreditai em mim: quando os gases sobem ao cérebro difundem-se em seguida por todo o sangue. Ouvi dizer que muitas pessoas morreram assim, porque não tiveram a coragem de ser francas.”

Um comentário:

Antônio disse...

ri mto com se blog, mto bom!!! achei você nao sei como, no orkut eu acho... enfim, parabens, achei mto irado... bjao